Comunicação IPRedes

O Protocolo TCP/IP

O Protocolo TCP/IP é o núcleo da comunicação dos dispositivos conectados à Internet. Você sabe como funciona essa comunicação? Neste post apresentaremos o protocolo TCP/IP.

O que é um protocolo?

Imagine a comunicação entre um casal de namorados – Ana e Bob – ao telefone. De um lado, Ana disca um número. Se do outro lado, Bob não estiver utilizando o telefone, seu aparelho irá tocar. Caso contrário, Ana receberá um sinal de ocupado.

Do outro lado da linha, o Bob atende ao telefone e diz “alô?”. Ana, por sua vez também diz “alô?! Bob! Como está seu dia?”. E a conversa vai longe… Eles se despedem com um “tchau” e encerraram a ligação.

Observe que quando duas pessoas se comunicam, elas os fazem de uma forma preestabelecida e ordenada. Isso significa que as pessoas obedecem a um protocolo. “Um protocolo é um acordo entre as partes que se comunicam estabelecendo como se dará a comunicação” (TANENBAUM, 2011)

Para que os dispositivos possam se comunicar também é necessário que eles utilizem um protocolo comum. Como vimos no pequeno resumo sobre o histórico da internet, desde a década de 1980, a comunicação na Internet baseia-se em um protocolo robusto e resiliente: O TCP/IP.

Os protocolos de comunicação são organizados em camadas colocadas uma sobre as outras. Chamamos estas camadas sobrepostas de pilha. Cada uma das camadas oferece serviços às camadas superiores e isolam essas camadas dos detalhes de implementação do protocolo. Na internet utilizamos a pilha TCP/IP.

Para melhor representar, imagine novamente a ligação entre Ana e Bob. Quando Ana liga para Bob, ela não precisa saber nada sobre como funciona um sistema de telefonia. O aparelho telefônico de Ana oferece o serviço de comunicação de voz e nada mostra sobre como funciona todo o processo. O TCP/IP funciona da mesma forma. Um internauta em seu navegador nada sabe sobre o funcionamento dos demais componentes e sobre funcionamento da rede.

O TCP/IP é uma pilha de protocolos composta por quatro camadas: a camada de enlace, a camada de rede, a camada de transporte e a camada de aplicação.

Para além do protocolos TCP/IP

O Modelo TCP/IP é um modelo que descreve como a Internet funciona de fato. Existem outros modelos que descrevem a comunicação em redes de computadores.  O mais conhecido deles é o modelo ISO/OSI.

Se você deseja mais informações sobre esse modelo, veja o vídeo abaixo.

Observe que o modelo OSI não é utilizado no mercado em geral. No entanto, como modelo conceitual ele é muito cobrado em provas e em concursos em geral.

Nos próximos capítulos, vamos estudar cada uma dessas camadas do protocolo TCP/IP com um pouco mais de detalhes.

Para saber mais

Se você quiser saber mais informações sobre o funcionamento da Internet, consulte nossos posts sobre: