Segurança Cibernética

Segurança Física e Lógica

Conforme abordado, as informações podem estar armazenadas nos mais diversos meios. Atualmente, os meios mais comuns são o papel e os sistemas computacionais. Para garantir a adequada proteção das informações, é necessário adotar procedimentos de segurança física e segurança lógica.

A segurança física está relacionada à adequada proteção aos sistemas computacionais de maneira tangível. Um data center deve estar protegido por trancas, ter o acesso monitorado por câmeras de vigilância. É comum a existência de controle de acesso ao data center através de cartões de acesso ou biometria. O data center não deve ser instalado em áreas propensas à inundação. O data center também deverá possuir sistemas adequados de combate ao incêndio. Os suprimentos de energia devem ser estabelecidos de acordo com os requisitos do negócio. Pode ser necessária a instalação de sistemas UPS ou, se for o caso, de geradores elétricos.  Você estudará a segurança física com mais profundidade na Aula 4 da Unidade 1, sobre aspectos de segurança física.

Poderia acrescentar um “Para Saber Mais” com vídeo ou texto sobre segurança física, ou recomendações a serem observadas em data center.

Para Saber Mais

O vídeo Google DataCenter Security: Medidas de segurança nos datacenters do Google, apresenta como a gigante empresa de tecnologia da informação trata a segurança física, a proteção de dados e a confiabilidade das operações em seus datacenters.

A segurança lógica está relacionada a barreiras que impedem o dano à informação de maneira lógica, muitas vezes, remota. Como exemplo, podemos dizer que os computadores devem ter sistemas antivírus instalados e atualizados, impedindo a infecção por malware.

Com a ampla utilização da Internet e a consequente interconexão dos sistemas, a realização de ataques remotos tornou-se muito disseminada, aumentando a necessidade do conhecimento sobre segurança lógica. É importante que você conheça a distinção entre segurança física e segurança lógica. Ao longo desta disciplina, aprofundará os seus conhecimentos sobre segurança lógica dos dispositivos computacionais.

Para saber mais…

Para saber mais, consulte também nossos posts relacionados à segurança cibernética: