Camada de RedeComunicação IPRedes

Tradução de Endereços de Rede

Para conectar-se a internet, em qualquer lugar do mundo, os dispositivos precisam identificar uns aos outros. Você imagina como os computares se identificam na rede? Às vezes é necessário a tradução de endereços de rede.

Neste artigo, que trata sobre os o protocolo IP e seu endereçamento, você aprenderá como os computadores e outros dispositivos conectados à Internet podem ser identificados, não importa em que local do mundo eles estejam. Para isso você conhecerá o cabeçalho do protocolo IP e estudará que este protocolo oferece serviços de endereçamento, roteamento e fragmentação. Descobrirá que atualmente utilizamos endereçamentos sem classes, e que o roteador é o elemento que une as diferentes redes.

Introdução

Muitas vezes é necessário que um dispositivo conectado à uma rede interna tenha acesso à Internet. No entanto, aprendemos que se um dispositivo possui endereços reservados ele não deve conseguir navegar na Internet.

Uma forma de solucionar este problema é a utilização da tradução de endereços de rede (Network Address Translation – NAT).

O NAT é um dispositivo que está conectado à Internet e à intranet simultaneamente. Antes de encaminhar a mensagem para a Internet, o NAT tem capacidade de modificar o datagrama, trocando o endereço IP de origem (privado) por seu próprio endereço IP (público).

O NAT mantem as informações sobre as trocas de endereço em sua memória. Dessa forma, quando o destinatário responde às mensagens enviadas, ele é capaz de criar um novo pacote e encaminhá-lo para o transmissor original. É desta forma que a comunicação pode ser estabelecida.

<INSERIR FIGURA NET>

A técnica de NAT é muito utilizada em pequenas empresas e nas residências, uma vez que você precisa apenas de um roteador conectado à Internet, com isso, pode compartilhar o acesso com inúmeros outros dispositivos.

Para Saber Mais

A explicação sobre tradução de endereços acima apresentada é apenas introdutória. Ela serve para demonstrar porque você pode ter uma rede com IP reservado em sua casa e o mesmo endereçamento sendo utilizado em sua empersa.

Existem diferentes técnicas de NAT. O Site http://ti-redes.webnode.com.br/roteamento/nat/nat-tipos-de-nat/ [http://ti-redes.webnode.com.br/roteamento/nat/nat-tipos-de-nat/] explica cada dos tipos de NAT. O professor Paulo Kretcheu [ https://www.youtube.com/watch?v=p1wdm_hkAY8] possui uma excelente vídeo aula explicando NAT em mais detalhes.

O NAT rompe a ideia de que cada computador precisa ter um IP único. Com o NAT, os endereços IPs privados podem ser utilizados por diferentes pessoas e organizações. Esses dispositivos só navegam na Internet porque o datagrama IP é modificado e enviada para a Internet por um dispositivo que tem IP público.

É isso que acontece na maioria das residências ou quando você compartilha o 3G de seu smartfone.