Comunicação IPRedes

A pilha de protocolo TCP/IP

Até agora vimos que o TCP/IP é uma pilha de protocolos de quatro camadas: enlace, inter-rede, transporte e aplicação. A imagem abaixo é útil para ilustrar como funciona essa pilha de protocolos que iremos estudar ao longo de nossas próximas aulas.

Observe que na camada de interface com a rede (enlace) temos diversos diferentes protocolos. O mais comum nos dias de hoje é a ethernet. No entanto nesta camada existem protocolos como o wi-fi, bluetooth, LTE, DOCSIS, DLS e assim por diante.

Na camada inter-rede (rede) o ator principal é o protocolo IP. Dois protocolos auxiliares também coexistem: o ARP e o ICMP. Nesta camada também coexistem os protocolos de roteamento como o RIP e o OSPF.

Na camada de transporte temos o protocolo TCP e o UDP. O primeiro oferece conexões confiáveis, mas permite apenas comunicação unicast. O segundo oferece datagramas não confiáveis e pode ser utilizado para comunicações unicast, broadcast e multicast.

Por fim, a camada de aplicação contém os protocolos que as aplicações mais utilizam. Os browsers utilizam o protocolo HTTP. Os sistemas de e-mail utilizam os protocolos SMTP, POP3 e IMAP. Para traduzir nomes para números IP utilizamos o protocolo DNS. Existem esses e muitos outros.