Camada de RedeComunicação IPRedes

O Roteador

Para a interligação de diferentes redes elas precisam ser conectadas por meio de roteadores. Assim, uma rede precisa possuir ao menos um roteador que estabeleça conexões com as diferentes redes. O roteador é o elemento de rede responsável por encontrar os melhores caminhos e encaminhar os datagramas entre essas redes.

Desta forma, os computadores e os roteadores precisam ser adequadamente configurados.

No mundo Cisco, da mesma forma que os switches, as interfaces recebem nome de acordo com a tecnologia e a velocidade. Assim, as interfaces mais comuns são “Ethernet” são interfaces de 10 Mbps, “FastEthernet” são interfaces de 100 Mbps “GigaEthernet” são interfaces de 1Gbps. As interfaces também possuem um número sequencial, que nos permite diferenciá-las umas das outras.

Devemos lembrar que existem dois endereços de hosts que são sempre reservados: o endereço de rede, onde todos os bits são zero, e o endereço de host, onde todos os bits são 1.

Tomemos o exemplo da rede 10.0.0.0/255.255.255.0. O endereço de rede é 10.0.0.0 e o endereço de broacast é 10.0.0.255.

Para Saber Mais

Existem diferentes métodos para realizar o cálculo de endereços IP. Os mais comuns são relacionados à contagem de bits. O professor Paulo Kretcheu [https://www.youtube.com/watch?v=yLgansF_h1w], a empresa Bóson Treinamentos [https://www.youtube.com/watch?v=XPWd08tLAuo] e a PUC de Minas [https://www.youtube.com/watch?v=rnV1bD5WUME] possuem excelentes explicações sobre como calcular endereços de redes.

Você também pode utilizar diversas “calculadoras de redes IP” existentes na Internet. Veja um exemplo no site http://calculadoraip.com.br/ [http://calculadoraip.com.br/]

Os dispositivos de rede, inclusive o roteador, podem utilizar qualquer endereço da rede (1, 2 até 254). No entanto, é comum que se utilize o primeiro ou o último endereço válido, respectivamente “1” e “254”. Ao longo de nossos estudos vamos adotar o primeiro endereço válido. Desta forma, o endereço do roteador será “10.0.0.1/255.255.255.0”.

As estações de trabalho precisam ter o parâmetro rota padrão (default router ou default gateway) configuradas com o endereço IP de seu roteador.  

Assim, se uma mensagem tem como destino algum IP da sua sub-rede, ela encaminha a mensagem na própria rede local.  Para isso elas utilizam o protocolo ARP, que vimos anteriormente.

Se a mensagem não tenha como destino a a rede local, ela encaminha a mensagem diretamente para o roteador. O roteador saberá encaminhar os datagramas a adiante.

Lembre-se se que antes de enviar qualquer datagrama na rede, o protocolo ARP sempre associar o endereço IP ao endereço físico correspondente.

Para Refletir

O protocolo ARP é fundamental na rede IP. Ele é quem faz a tradução entre um endereço IP e o endereço físico associado.

Leia os artigos sobre o ARP Poisoning [https://www.vivaolinux.com.br/artigo/ARP-Poisoning-compreenda-os-principios-e-defendase]

Você consegue imaginar o que um dispositivo malicioso, especialmente configurado, pode fazer em uma rede de computadores?

ARP Poisoning) é o envenenamento da tabela ARP. As requisições ARP são feitas em boradcast. Os atacantes configuram seus computadores para que respondam o seu endereço MAC para as solicitações feitas ao IP do roteador. Se uma estação receber a informação do computador malicioso, ela irá encaminhar os quadros para este computador. Então o atacante poderá manipular todo o tráfego dos dados.

Uma possível solução para este ataque é configurar as portas de acesso dos switches para que aprendam apenas um endereço MAC por porta. Desta forma, um atacante não poderá informar mais que um endereço MAC e então a comunicação maliciosa não se estabelece.

Como você pode observar, os computadores conectados à Internet podem comunicar uns com os outros através de seus endereços IP.

Nesta seção, você estudou o datagrama IP e toda sua estrutura. Aprendeu que o protocolo IP é utilizado para identificar os computadores, com um número de 32 bits, chamado endereço IP. Aprendeu que a fragmentação ocorre quando o datagrama IP é maior do que o tamanho máximo de transporte da camada de enlace. Descobriu que utilizamos máscaras de rede para identificar os endereços de redes, em vez de utilizamos as tradicionais classes A, B e C. Aprendemos que o roteador é o elemento de rede capaz de entender endereços de rede, além de endereço de redes e de fazer o encaminhamento os datagramas IP e, assim, viabilizar a comunicação na Internet.