Redes

Uma breve história da Internet

Na década de 1960, a ARPA (Advanced Research Projects Agency), uma agência de pesquisa do departamento de defesa dos Estados Unidos, criou uma rede experimental com para interligar computadores de diferentes organizações. A rede ficou conhecida como ARPANET.

Naquela época recursos computacionais eram caros e escassos. Assim, o objetivo da ARPANET era permitir que as organizações interligadas compartilhassem os recursos à sua disposição. Logo cedo, os usuários da ARPANET perceberam que poderiam utilizar a rede para atividades colaborativas, como compartilhar arquivos e enviar cartas eletrônicas – os atuais e-mails.

Em 1980, a pilha de protocolos TCP/IP (transmission control protocol/internet protocol), tornou-se o protocolo padrão para a comunicação entre os dispositivos conectados ARPANET.

O TCP/IP foi criado como um protocolo aberto e gratuito e logo incorporado em diferentes sistemas operacionais, em especial o BSD UNIX, da Universidade da Califórnia em Berkeley. Diversas universidades utilizavam o BSD-UNIX e, com o TCP/IP, e as redes dessas diferentes universidades podiam ser interconectadas.

Deste modo, a ARPANET tornou-se a rede que interligava as diferentes redes, e todas essas redes formaram o que conhecemos hoje como Internet.

Então 1988, a agência de pesquisa agora conhecida como DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) encerrou o experimento com a ARPANET. Por causa da importância da rede para as instituições de ensino, a Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NSF – National Sciency Foundation) substituiu a ARPNAET por uma nova rede conhecida como NSFNET.

Foi somente em 1995 que a rede começou a ser também utilizada pelo público. Operadoras de longa distância como a MCI e Sprint e provedores como PSINet e UUNET começaram a disponibilizar acesso à Internet.
No Brasil, RNP e EBT.

A Internet tornou-se um recurso indispensável. Ela está presente nos celulares, tablets, computadores. A Internet substituiu mudou todo o sistema de telefonia. E hoje, diariamente bilhões de pessoas utilizam a Internet para compartilhar recursos e colaborarem entre si.

(C) 2017 – Leandro Neves