Comunicação IPRedes

A Camada de Rede

A camada de Rede é responsável por conectar redes diferentes entre si. É daí que vem o nome da Internet – redes interconectadas. Você sabe quais são os serviços oferecidos pela camada de Rede?

Principais serviços da Camada de Rede

No modelo TCP/IP, a camada de rede (também conhecida como camada interrede) é a responsável por interligar os diferentes segmentos de redes. O protocolo responsável por interligar estas diferentes redes é o protocolo IP (Internet Protocol, RFC 791).

A camada de rede também é um serviço de datagrama. Não existem garantia que os dados chegarão ao destino. Não existe confirmação de recebimento dos dados. Além disso, devido ao modo como a rede funciona, os dados podem chegar ao destino fora de ordem.

A camada de rede é responsável pelo endereçamento e roteamento das informações.

Cada dispositivo conectado à Internet deve possuir um endereço único e exclusivo que será utilizado para identificar a origem e o destino da comunicação. Isso é endereçamento.

De outro modo, uma informação deve ser entregue ao seu destinatário, sendo necessário encontrar caminhos ou rotas de uma origem até um destino. Isso é roteamento.  Para cumprir sua tarefa, o roteamento deve realizar duas coisas:  entregar uma informação a outra sub-rede, e aprender rotas para as outras sub-redes.

O Protocolo de Controle de Mensagens da Internet – ICMP

Outro protocolo que também pertence à camada de rede do modelo TCP/IP é o ICMP (Internet Control Message Protocol, em português, Protocolo de Mensagens de Controle da Internet).

O ICMP é utilizado para auxiliar o protocolo IP. Ele é utilizado com diversas finalidades diferentes. Por exemplo: o envio de mensagens de testes, roteamento, congestionamento, erro e tantas outras.

Endereçamento e Roteamento das Informações

Nestes posts você poderá conhecer mais sobre o endereçamento e sobre o roteamento.

Para saber mais

Se você quiser saber mais informações sobre o funcionamento da Internet, consulte nossos posts sobre: