Espaço Cibernético

Características, estrutura e componentes do espaço cibernético

O espaço cibernético pode ser concebido como um sistema que possui características próprias (CANO, 1999). Para compreendermos melhor o que é o espaço cibernético é mais útil identificar suas características mais relevantes que utilizar-se de termos para sua definição (CLARK, 2010). Dessa forma, passamos à apresentação da revisão bibliográfica que trata sobre as características, estruturas e componentes do espaço cibernético.

Para Monteiro (2007), a principal característica do espaço cibernético é o fato de ser virtual, uma vez que está presente apenas em potência.   De outro modo, Clark (2010) descreve o espaço cibernético como um modelo top-down de quatro camadas: a camada das pessoas, a camada da informação, a camada lógica e a camada física. A primeira camada é composta pelas pessoas que utilizam o espaço cibernético: aqueles que comunicam, trabalham, tomam decisão e, por fim, transformam os serviços que compõe o espaço cibernético; A segunda camada representa a informação armazenada, transmitida e transformada no espaço cibernético; A terceira camada é composta pelos “blocos lógicos de construção” que realizam os serviços e suportam o espaço cibernético; e, a quarta camada é composta pela estrutura física que suportam os elementos lógicos. Estas camadas estão interconectadas entre si, unindo todas as camadas do modelo (CLARK, 2010).

Para Viana e Fernandes (2015), o espaço cibernético é constituído por redes de comunicação de dados e sistemas de informação automatizados para o provimento de informações a usuários, organizações e a sociedade.

Da análise dos componentes fornecida pelos autores acima referenciados, depreende-se que não são os computadores que criam o espaço cibernético, e sim as interconexões nele existentes. Clark (2010) corrobora com esta afirmação, uma vez que para o autor, a ideia destas interconexões está associada à ideia da Internet, mas o espaço cibernético pode não depender da Internet. Para Clark, podem existir outros espaços cibernéticos que utilizam interconexões significativamente diferentes.

A Internet e as demais redes de comunicação são componentes importantes do espaço cibernético, mas não os únicos. Dentre estes componentes devem ser também considerados os dispositivos conectados (hardware), os sistemas informatizados (software), as pessoas e organizações que os utilizam, assim como o conjunto de interações e atividades realizadas no ambiente virtual. (ABNT, 2015; VIANNA, FERNANDES, 2015).

Como exemplos de interações comuns no espaço cibernético, podem-se citar as atividades de pessoas em entretenimento, compras, pesquisas; organizações na venda de seus produtos e serviços; governos com a prestação de serviços à sociedade etc.

Outra característica importante do espaço cibernético é o fato de que a informação pode circular livremente, podendo ser acessada de diferentes pontos e multiplicadas inúmeras vezes. A informação não depende de espaço, tempo nem hierarquia. O acesso a uma informação não priva outros usuários do acesso à mesma informação (CANO, 1999).

Observa-se aqui que a comunicação existente do espaço cibernético pode ser analisada em sentido estrito e em sentido amplo. Em sentido estrito, a comunicação trata da transmissão das informações, dos protocolos de comunicação, dos meios de acesso a estas informações. Trata-se de uma relação mais próxima com as ciências exatas e que estudam a teoria da informação. Em sentido amplo, a comunicação trata da interação de pessoas entre si e dessas pessoas com os softwares automatizados. Aproxima-se assim de uma relação com a área de comunicação social. 

Na figura 1 é apresentado o mapa conceitual dos elementos do espaço cibernético, construído com base nos componentes de Clark (2010), Whittaker (2004) e na eventual separação entre a teoria da informação e da comunicação acima proposta.

  •  mapa conceitual dos elementos do espaço cibernético

Fonte: adaptado de em Whittaker, 2004, p. 6

De acordo com Cano (1999), o espaço cibernético possui características próprias: utilização de linguagem própria; distância desprezível; tempo de acionamento de processos desprezível; custo de transporte das informações tende a zero; sincronismo temporal de comunicação; teletrabalho humano; multiplicação da produção; modularidade do atendimento ao mercado; acesso facilitado à informação.