Espaço Cibernético

O que é cibernética

Você provavelmente já sabe o que é espaço cibernético. Mas e o termo “cibernética”, você sabe o que é?

Antes da publicação da obra de ficção Neuromancer, em 1984, que primeiro cunhou a expressão “espaço cibernético”,a palavra cibernética já era encontrada na literatura filosófica e científica.           

A expressão espaço cibernético

O termo grego κυβερνητική (cibernética em português) é uma palavra relacionada à “arte do piloto” (COUFFIGNAL, 1966) ou “arte de pilotar navios” (EPSTEIN, 2000). Em suas obras, o filósofo grego Platão utilizava o termo cibernética em um sentido amplo, como a “arte de governar o Estado” (EPSTEIN, 2000). Ampère, em sua obra “Essay sur la philosophie des sciences”, datada de 1843, corrobora com este sentido amplo do termo. Ampère classificou as ciências políticas, sendo a cibernética um de seus ramos e escreveu:

As relações de povo a povo estudadas nas duas ciências precedentes não são mais que a parte menos importante dos objetos sobre os quais deve zelar um bom governo; a manutenção da ordem pública, a execução das leis, a justa repartição dos impostos, a escolha dos homens que deve empregar e tudo aquilo que pode contribuir para o aperfeiçoamento do estado social reclamam a cada momento a sua atenção. Sem cessar ele deve escolher, entre as diversas medidas, aquela que é a mais adequada para atingir a sua finalidade. E não é senão pelo estudo aprofundado e comparado dos diversos elementos necessários para operar esta escolha, o conhecimento de tudo aquilo que é relativo à nação que ele governa, seu caráter, seus costumes, suas opiniões sua história, sua religião, seus meios de existência e prosperidade, sua organização e suas leis, que o governo pode fazer as regras gerais de conduta que o guiam em cada caso particular. É após todas as ciências que se ocupam destes diversos objetos, que devemos colocar aquela que chamo de cibernética, da palavra κυβερνητική, que tomada primeiramente no sentido restrito da arte de governar um navio, recebeu entre os próprios gregos a significação bem mais ampla da arte de governar em geral. (Caussin apud Epstein, 2000, p. 7-8, grifo nosso).

O termo “cibernética” toma outro sentido com a publicação do livro de Norbert Wiener denominado “Cybernetics”, publicado em Paris no ano de 1946. A palavra foi utilizada para denominar o estudo de “controle e comunicação no animal e na máquina” (WIENER, 1970). A publicação do livro de Wiener teve grande repercussão e torna-se um marco para as ciências.

Com o sucesso da teoria, Pask afirma que “cibernética é uma arte, uma tecnologia, uma ciência e uma filosofia” (PASK apud EPSTEIN, 2000, p. 5). De outro modo, mas incluindo o sentido anterior do termo, Couffignal (1966, p. 24) exprime: “Cibernética é a arte de tornar uma ação eficaz”.

Com a obra de Wiener, a teoria cibernética tornou-se uma ciência com sólidas bases matemáticas, fundamentando-se na mecânica estatística, na teoria da informação e na teoria de séries temporais. Além disto, a cibernética estabeleceu intersecções com outros campos do saber, como é o caso da biologia, psicologia, fisiologia, psiquiatria e sociologia, ao buscar explicações dos fenômenos de comportamentos biológicos-sociais. Ainda nos anos 1950 a cibernética também foi associada às teorias da administração no campo da organização do trabalho e automação (COUFFIGNAL, 1966).

Um importante conceito na teoria cibernética é o feedback, geralmente traduzido para o português como realimentação ou retroalimentação. A realimentação fornece ao sistema mecânico ou biológico informações sobre o ambiente e sobre as alterações provocadas pelo próprio sistema resultantes de suas interações com o ambiente e finalidade de alterar o comportamento do sistema de modo que corrija os desvios em suas ações com a finalidade de alcançar seu objetivo (COUFFIGNAL, 1966).

Neste ponto, torna-se importante realçar as distinções entre os termos “cibernética”, “espaço cibernético” e “teoria cibernética” que serão adotados ao longo deste trabalho.O termo cibernético é introduzido pelos gregos, no ramo filosófico com sentido estrito de “arte do piloto” e no sentido amplo de a “arte de governar”. Na ciência política, a palavra cibernética continua com o significado de “a arte de governar”, mas utiliza-se das informações do ambiente e tem o objetivo de alcançar uma finalidade, conforme grifos destacados das palavras de Ampère, anteriormente apresentados. Dizendo de outro modo, a cibernética é associada à eficácia de uma ação.  

Em momento distinto, Wierner cria a “teoria cibernética” de base matemática e caráter multidisciplinar, cujo objeto de estudo é o controle e comunicação com foco na finalidade. Assim, ainda que aplicada de modos diversos (“a arte do governar” versus “controle e comunicação na máquina ou no animal”) as ideias de finalidade estão presentes nos conceitos de Platão até Wierner.

De outro modo, a palavra “cibernético” como aparece nos termos “espaço cibernético”, “defesa cibernética”, “segurança cibernética”, “guerra cibernética” está associada à ideia de um ambiente virtual, de interação, comunicação e relacionamento, que utiliza da internet e seus diversos sistemas de informação e telecomunicação. Neste contexto, “cibernético” está associada às ideias de tecnologia da informação e comunicação e não parece a priori não estar associado à ideia de finalidade.

O significado original do termo “cibernético”

Conheça aqui os conceitos de espaço cibernético e fique surpreso com a origem do termo “cibernético”.