Comunicação IPRedes

A Camada de Transporte

A camada de transporte é a responsável pela comunicação fim a fim entre dois dispositivos conectados à Internet. Conheça quais são as funções que a camada de transporte realiza em uma rede.

Funções da Camada de Rede

A cama de rede oferece tanto serviços não orientados à conexão quanto serviços orientados à conexão.

No post sobre a camada de enlace, vimos como funcionam os serviços não orientados a conexão. Ele ocorre quando os dados podem ser enviados sem a necessidade de nenhuma configuração ou negociação prévia. Ele também é conhecido como serviço de datagrama porque é muito semelhante à entrega de telegramas oferecido pelos Correios:

  • O remetente leva uma carta a uma agência dos Correios.
  • A agência entrega a carta na central.
  • A central envia a carta até a central do destinatário.
  • O entregador entrega a correspondência ao destinatário.

No serviço não orientado a conexão, não existe a garantia de que o destinatário irá receber a mensagem enviada. Também não existe nenhuma confirmação do recebimento das mensagens enviadas.

Agora, precisamos entender como funciona o serviço orientado a conexão.

No serviço orientado à conexão (ou comunicação por circuito) existe a necessidade de configuração ou negociação prévia dos recursos de rede, formando um caminho entre a origem e o destino. Chamamos este caminho de circuito. É somente após o estabelecimento do circuito é que a comunicação pode ser realizada.

O serviço orientado à conexão é semelhante ao sistema telefônico. Voltemos ao caso da comunicação entre Ana e Bob:

  • Quando Ana tira o telefone do gancho, ela ouve o tom de discagem. Se a rede não estiver disponível pode ocorrer dela ouvir o sinal de ocupado já nesse momento.
  • Então, Ana disca o número de Bob e aguarda o sinal de chamada. Ana não percebe, mas nesse interim, a rede de telefonia foi toda configurada para dar um caminho exclusivo para sua comunicação.
  • Bob escuta seu telefone tocar e atende. Neste momento o circuito é estabelecido e ambos podem conversar até que o circuito seja desfeito. Isso pode ocorrer se um dos dois encerrarem a ligação ou caso algum elemento que compõe todo o circuito apresente problemas. 

Essa é uma característica muito importante da comunicação orientada por conexão. Ambos interlocutores têm a confirmação que a mensagem foi entregue ao destino. Caso não seja entregue eles recebem uma indicação de erro (o tom de ocupado).

Desta forma, dizemos que a comunicação orientada a conexão é confiável: o emissor envia a mensagem e tem garantias que ela foi entregue. Se não foi ele recebe algum retorno e sabe que ela não foi entregue.

 Na camada de transporte existem dois principais protocolos: UDP e TCP.

Para saber mais

Se você quiser saber mais informações sobre o funcionamento da Internet, consulte nossos posts sobre: