Comunicação IPRedes

User Datagram Protocol – UDP

O protocolo UDP (User Datagram Protocol ou protocolo de datagrama de usuário) é um protocolo de transporte não orientado a conexão. Como não existe negociação, o UDP é um protocolo rápido, porém não confiável.

Por causa de suas características, as aplicações enviam dados utilizando o UDP em diversas situações: aplicações de tempo real, solicitação e resposta, aplicações de envio de voz e vídeo.

Um exemplo de aplicação de solicitação e resposta é a resolução de nomes do DNS (Domain Name System ou sistema de nomes de domínios).

Para Saber Mais

Como vimos anteriormente, todo dispositivo conectado à Internet possui um endereço IP único e exclusivo. No entanto, o endereço IP é uma informação difícil de ser memorizada. É muito mais fácil memorizar o nome da empresa ou do serviço que desejamos acessar.

Quando você acessa um site, como por exemplo www.ucb.br, esse nome precisa ser convertido para um endereço IP. E só depois de saber o endereço IP do destino é que a comunicação se realiza.  O sistema que faz a tradução de um nome para um endereço IP é o DNS.

Seu computador faz uma consulta ao servidor DNS e pergunta: qual o IP de www.ucb.br?

O servidor DNS por sua vez responde: o endereço é 200.214.135.140.

Este é um exemplo de protocolo de consulta e resposta.

Lembre-se que o UDP é um serviço de datagrama. Como vimos, não existe a garantia da entrega das mensagens UDP. Uma aplicação que utiliza protocolo UDP deve saber que o dado pode não chegar ao seu destino.

O protocolo UDP pode ser utilizado nas comunicações unicast, multicast e broadcast.

Para Refletir

Veja o vídeo da Boson Treinamentos e responda a seguinte questão: Qual a diferença entre comunicação unicast, multicast e broadcast?

Você deve compreender que a comunicação unicast é aquela que ocorre entre apenas dois computadores. Na comunicação multicast é utilizado para comunicação com um grupo de computadores. Por fim, na comunicação broadcast é a comunicação de um host para todos os hosts na rede.