Comunicação IPRedes

Transmission Control Protocol

O TCP (transmission control protocol ou protocolo de controle de transmissão) é um protocolo da camada de transporte orientado à conexão.

O TCP é considerado um protocolo confiável. Isso porque ele depende da confirmação do recebimento das mensagens. Caso não receba a confirmação da mensagem enviada, o TCP tenta automaticamente retransmitir as mensagens. Com isso, o TCP garante à camada de aplicação que os dados serão entregues ao destino. Se não forem entregues ao destino, o TCP causa um erro, avisando a aplicação.

Por ser confiável, o TCP é utilizado na transmissão de dados que requerem que os dados estejam corretos. Ele é utilizado na maioria das aplicações que utilizamos na Internet.

Você se lembra que os dados de um datagrama IP podem chegar ao destino fora de ordem? O TCP possui os mecanismos necessários para colocar em ordem os dados recebidos.

Para o seu funcionamento o TCP precisa efetuar uma conexão. Este processo consiste no envio de alguns datagramas em uma determinada sequência. Por este motivo, o TCP é considerado mais lento que o UDP. Assim, evita-se o TCP em aplicações de tempo real.

O TCP é utilizado apenas em comunicações unicast. Ele não pode ser utilizado em comunicações multicast e broadcast.